Notícias, artigos, fotos, videos, charges e informações atualizadas sobre o que acontece com os trabalhadores de Correios no Rio Grande do Sul e no Brasil.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Do que é feita a nossa luta


Charge divulgada nas redes sociais



Depois de alardear no seu informativo “Primeira Hora” que os sindicatos não queriam negociar, a empresa mostra a sua cara e dá as cartas. Propõe um aumento pífio de 3% aos trabalhadores, sendo o mesmo percentual estendido aos benefícios: vale-alimentação e cesta-básica. Observem que essa proposta é dada pela gestão petista que cada vez mais concede privilégios aos grandes empresários, se aproximando das políticas neoliberais e retirando direitos dos trabalhadores.
É preciso esclarecer que esses índices de aumento há muito foram praticados por governos como o de FHC e Collor, ocasionando uma grande perda de poder aquisitivo por parte dos trabalhadores. Se houveram conquistas no governo do Lula, temos como agentes dessas mudanças, os trabalhadores que foram às ruas e fizeram história, protagonizando as maiores greves dos trabalhadores dos Correios.
É preciso ter discernimento para saber que os ganhos reais dos últimos períodos se devem, principalmente, a luta de nós trabalhadores, e essa luta não se acaba, é permanente.
Quando o PT chega ao poder; ele chega, em parte, pelas mãos dos trabalhadores, numa conjunção de fatores que implica conceder alguns ganhos, sem demissões e sem fazer uso do judiciário, que é sempre servil ao sistema capitalista.
O que temos hoje em Correios é o aumento da exploração, terceirizações, dissídios ajuizados, SAP (Sistema de Avaliação de Produtividade) e uma série de fatores que, sobre o comando do PT, põe em prática as medidas frustradas durante o governo de FHC.
Entender essa conjuntura é importante para que avancemos em nossas lutas. Precisamos nos unir, compreender que a greve é o instrumento de luta que temos para avançar. É preciso manter os ganhos que tivemos e para isso devemos exigir uma política salarial que não seja tão distante da realidade. Trabalhar o ano todo para receber uma proposta de aumento de 3%, alegando que nos últimos anos tivemos aumento real, é a maneira mais dissimulada que encontraram para retirar o que conquistamos até aqui.
Os trabalhadores já demonstram sua indignação nas redes sociais, mas é preciso mais. É preciso ter consciência de que a nossa luta é feita para e pelos trabalhadores, no dia-a-dia, no sindicato, nas greves... A luta continua, sempre até a vitória!
PT Mostra sua cara



PT Mostra sua cara


Quanto vale nossa dedicação e confiança?

Suor, esforço, empenho, dedicação... não se paga com exploração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário